Toxicidade [1], [7], [9]
A Palitoxina e os seus análogos são das toxinas mais tóxicas, complexas, e menos compreendidas presentes na natureza, especialmente em ambiente marinho. A literatura refere que estas podem ser fatais para os seres humanos na ordem dos μg. Está demonstrado que a dose para a qual 50% dos animais expostos morrem após a administração intravenosa de Palitoxina (LD50) é de 0,033 mg/kg de peso corporal. Os efeitos adversos podem decorrer de diferentes
Considerando:
-
A falta de dados quantitativos confiáveis sobre a toxicidade da Palitoxina em seres humanos;
-
Um LOAEL (dose mínima para a qual se observa efeito adverso) de 200 ng Palitoxina/kg para toxicidade oral aguda em ratos;
-
Uma dose aguda de referência de 0,2 μg/kg, aplicada à soma da Palitoxina e Ostreocina-D (análogo).
Foi estabelecido pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) como o limite de tolerância na carne de marisco, o valor de 30μg/kg.
Em essência, falta informação detalhada sobre o potencial tóxico da Palitoxina e não há antídoto.
Estudos in vitro sugerem que a Ubaína (Fig. 1), glicosídeo cardiotónico, apresenta efeitos inibidores da ação da Palitoxina, uma vez que esta é conhecida como inibidora da bomba Na+/K+, sendo também o alvo da Palitoxina, No entanto, sabe-se que existe uma supressão incompleta da atividade da Palitoxina pela Ubaína, a qual sugere que esta última não compete com a Palitoxina para o mesmo alvo molecular, ou seja, postula-se que existam dois locais de ligação na bomba. Assim, para altas concentrações de Palitoxina, a Ubaína mostra-se como um modulador alostérico negativo e para baixas concentrações um antagonista não-competitivo. Esta hipótese poderia explicar a incapacidade da Ubaína evitar totalmente os efeitos citotóxicos induzidos pela Palitoxina. No entanto, poderá ser um ponto de partida para a descoberta de um potencial antídoto.


Fig .1: Estrutura da Ubaína
Referências Bibliográficas:
[1] Pelin, Marco, et al. "Palytoxin-Containing Aquarium Soft Corals as an Emerging Sanitary Problem." Marine drugs 14.2 (2016)
[7] Patocka, Jiří, Ramesh C. Gupta, and Kamil Kuca. "Toxic potential of palytoxin." Journal of Huazhong University of Science and Technology [Medical Sciences] 35.5 (2015): 773-780.
[9] http://www.efsa.europa.eu/en/efsajournal/pub/1393
*Para consultar a referência de alguma imagem, fazer click sobre a mesma.